
Dedicado às artes plásticas há duas décadas, o publicitário Cesar Paes Barreto participa pela primeira vez do Livro do Círio Oficial. Utilizando técnicas digitais avançadas, ele desenhou a Virgem de Nazaré com traços estilizados e coloridos, que estampam a capa da 12ª edição da publicação. Confira o depoimento do artista plástico:
“Recebi o convite com muita alegria, afinal, nos anos anteriores, o Livro do Círio sempre teve em sua capa trabalhos de artistas fantásticos, que eu admiro muito. A capa desta edição é um detalhe de um quadro que foi vendido para um casal de paraenses que mora nos Estados Unidos. Gosto das nossas coisas e cores. Acho que se encaixam bem na estética multicolorida do meu trabalho, caracterizado também pelos traços rudes e imprecisos.
Comecei a desenhar Nossa Senhora de Nazaré porque vejo nela alegria e cor. E, sem dúvida, essas mal traçadas santinhas abriram as portas do mercado para mim. Talvez tenha sido mais um milagre de Nossa Senhora, né?
E o interessante é que, esse ano, assim como o Círio, o livro também vai ser virtual. Nada mais apropriado, portanto, que uma arte digital para o ilustrar”.