O Livro do Círio 2021 volta a circular em formato físico, mas também poderá ser conferido em formato digital. Em sua 13ª edição, a publicação oficial do Círio de Nazaré, chancelada pela Arquidiocese de Belém, pela Ordem dos Padres Barnabitas e pela Diretoria da Festa de Nazaré traz em seu conteúdo, além da história do Círio, um panorama dos acontecimentos do Círio não-presencial de 2020, com fotos inéditas.
No ano em que o mundo entrou em isolamento social, enfrentando uma pandemia, o Círio precisou se renovar e acontecer de maneira virtual e à distância. O livro, pela primeira vez digital também, conta além da história da Festa, como cada manifestação acontece dentro desse cenário desafiador. Pela primeira vez, o livro é compartilhado nas redes, através de QR code para o mundo todo, durante a transmissão ao vivo dos eventos online do Círio.
No livro de número 11, as editoras adotaram o nome Livro do Círio oficialmente. Nessa edição, seguimos a temática “do que o Círio é Feito?”. Porque é mais que fé, é diversidade cultural, tradições, arte e sobretudo, feito de pessoas. Mostramos que nas máos do povo é onde mora a verdadeira essência do Círio.
A edição comemorativa relembrou um pouco de cada edição e reuniu as melhores fotos dos últimos 10 anos, os temas abordados nessa década, além de recontar a história da maior festa católica do mundo.
O nono livro da coleção mostra a vivência do Círio através da juventude, pois a cada ano cresce a presença de jovens nas manifestações diversas, sejam culturais ou nas romarias religiosas, além da tradição mariana ser passada através de gerações.
O livro mostra a festa maior dos paraenses em todas as suas nuances, o colorido das ruas, das casas, a sua cultura, sua arte, sua tradição. A obra destaca o congraçamento das pessoas, das famílias, o fervor das procissões, a alegria dos almoços, sempre com uma emoção especial através do significado das cores.
O sétimo livro da coleção traz um olhar através dos 3 pilares da festa nazarena: o lado religioso, a efervescência cultural de um patrimônio e as manifestações que inspiram a arte. Traz depoimentos de personalidades, artistas, fotos de nomes consagrados e obras de artistas plásticos.
Um livro-álbum com conteúdo e imagens impactantes que contam o Círio em versos e prosa, através das letras de músicas que homenageiam Nossa Senhora, e que revelam a fé e a emoção dos romeiros.
Uma coletânea de imagens de diversos fotógrafos, profissionais e amadores, que contam a história do Círio através de suas fotos. Uma diversidade de olhares que enxergam através do óbvio.
O terceiro livro da coleção Círio presta homenagem às mulheres, que têm papel importante no Círio. São as esposas dos diretores do Círio, que desempenham várias funções: as promesseiras, a bordadeira do manto, a artesã que faz os brinquedos de cera e muito mais. Um livro singelo que mostra as mãos femininas por trás da festa.
Para que o Círio aconteça, muitas pessoas trabalham nos bastidores. Quem são os responsáveis pela criação do manto, da berlinda, da corda? Da Diretoria da Festa aos vendedores ambulantes, da imprensa aos fiéis; “Quem Faz o Círio” mostra minuciosamente o papel de cada um por trás da festa e homenageia aqueles que trabalham para que ela se realize.
Tudo sobre o Círio e seus ícones em um registro completo sobre a festa. “O Livro do Círio” conta a história da maior manifestação católica do mundo, item a item, mostrando os dois lados: o da fé e o da cultura. Um compêndio impressionante de imagens e história.

Sobre

A Coleção Círio, publicada desde 2009 pelas editoras Verde e Guia, é uma edição requintada e bilíngue, com cerca de 400 imagens por livro, que a cada ano renova seu olhar sobre a maior celebração católica do mundo e envolve cultura, arte, símbolos, gastronomia, história, pessoas e muita Fé.

Chancela

Contato

contato@livrodocirio.com.br

Editoras Verde e Guia 2021. Todos os direitos reservados.